quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Recuperação das margens do Rio Cuiabá

Meio Ambiente: Prefeitura apresenta programa de recuperação das margens do rio Cuiabá.

Fonte: Jornal Página Única Edição: Nº 333 - ano III - 27/11/2007

O Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Cuiabá, Eden Capistrano, reúne-se amanhã (28/11/2007) com representantes de entidades, faculdades, ONGs e associações para apresentar o programa de recuperação das matas ciliares em torno do rio Cuiabá, onde haverá o plantio de 100 mil mudas de plantas nativas em toda a margem. Essa será a segunda etapa do programa.

Ainda no mês de novembro, uma equipe da secretaria vai diagnosticar as áreas com maior degradação ambiental, para que seja feita a recuperação. São 85 quilômetros de áreas, rural e urbana, dos municípios de Acorizal, Cuiabá e Santo Antônio do Leverger. Cada grupo de voluntários ficará responsável por uma área do rio Cuiabá. Esse será o maior plantio em massa da história da Capital e baixada cuiabana.

O lançamento oficial do programa de recomposição das matas ciliares e a recuperação de áreas degradadas às margens do Rio Cuiabá, das nascentes e afluentes, em toda extensão do município, será no mês de dezembro. A meta é plantar em um só dia 100 mil mudas de árvores nativas. Entre as espécies estão: sarãs, ipês, tarumã, ingá, loro e o jatobá. Já apóiam o programa a OAB, o Rotary, o Lions Clube, a maçonaria, universidades e ainda o governo do Estado de Mato Grosso.

"Esse será sem dúvida um grande momento para todos nós e que vai marcar a história de Cuiabá com o plantio de milhares de mudas de plantas nativas que servirão para a recuperação e para alimentação dos peixes. A idéia é desde já, envolver várias instituições na criação de uma rede de parceiros para executar o programa, mas nós não conseguiremos se não houver também a participação de toda a população cuiabana, além é claro, das comunidades ribeirinhas", diz o secretário Eden Capistrano.

Esse programa fará parte também do Projeto Rearborizando Cuiabá. Em pouco mais de dois anos a prefeitura de Cuiabá produziu um milhão de mudas e já doou 49.995 à população. Só nos últimos sete meses, foram 7.927 doações e 19 mil mudas produzidas.

Nenhum comentário: