terça-feira, 22 de janeiro de 2008

SEDER lança diretrizes técnicas sobre o cultivo do Pau de Balsa

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso (Seder) realiza na manhã desta terça-feira (22.01), às 8 horas, solenidade de lançamento da publicação das 'Diretrizes Técnicas do Cultivo do Pau de Balsa (Ochroma pyramidale) no Estado'. O evento acontece na sala de reuniões da Seder-MT, onde vão estar presentes parceiros que contribuíram para a concretização da elaboração das diretrizes.

A publicação traz como perspectiva a ampliação de oportunidades futuras de investimentos aos segmentos ligados ao setor florestal. As Diretrizes foram elaboradas por técnicos da Seder-MT, Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Balsa Reflorestadora.
O cultivo de Pau de Balsa, de acordo com os estudos, surge como uma nova atividade florestal produtiva para Mato Grosso, contribuindo, inclusive, com o desenvolvimento sustentável. Uma das vantagens do cultivo do Pau de Balsa é que é mais rentável do que outras culturas, isso por ter um tempo de resposta menor que as demais, o que beneficiará também os pequenos produtores da agricultura familiar.

Em termos de Brasil, essa atividade produtiva já está sendo explorada no Amazonas, Acre e Pará. No Estado de Mato Grosso, há experiências bem sucedidas em Nossa Senhora do Livramento, Feliz Natal, Sinop e Juruena.

O Pau de Balsa pode ser utilizado em plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente, graças ao seu rápido crescimento e tolerância à luminosidade. Sua madeira é de baixa densidade, mas de grande resistência a tensões. A madeira é macia e fácil de ser trabalhada.

Pelas suas características, é ideal para construção de jangadas, balsas, salva-vidas, bóias e brinquedos. O pau de balsa Ainda pode ser utilizado na construção de maquetes, caixas leves, artesanatos e pode substituir a cortiça. É igualmente apropriado para fabricação de papel e celulose; já que suas fibras são longas e produzem um tipo de celulose de alta qualidade.

A confecção das Diretrizes Técnicas para o Cultivo do Pau de Balsa no Estado de Mato Grosso também contou com o apoio do Fundo de Desenvolvimento Florestal do Estado de Mato Grosso (MT-Floresta), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Banco do Brasil, Banco Sicredi, Banco da Amazônia, Associação dos Reflorestadores do Estado de Mato Grosso (Arefloresta), Balsa Reflorestadora, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

WISLEY TOMAZ
Assesssoria/Seder-MT